Oficina de capacitação
para professores
APRECIAÇÃO LITERÁRIA
A Arte em Palavras, Imagens e Sons.
BREVE HISTÓRIA DA OFICINA
A
oficina Apreciação Literária: A Arte em
Palavras, Imagens e Sons começou a ser pensada ainda na faculdade de Letras
na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG com o desejo de
perceber a literatura em sua essência artística e transmutadora para, a partir
daí, entendermos sua história. Passou-se um tempo de estudo e pesquisa até que
em 2002, por motivo do grande encontro Arte/Educação na proposta inclusiva –
Arte sem Barreiras, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que
reuniu vários professores de todo o Estado no hotel Grandrrall, em Belo
Horizonte e também no SESC Venda Nova/MG, a oficina pode, finalmente, ser posta
em prática. Como a carga horária foi de 70 horas muitas ideias e vivências
foram experimentadas, o que auxiliava, cada vez mais, a formatação da oficina
dentro do que era pretendido e de como é hoje.
Porém
foi em 2007 que a oficina, sempre levada para a capacitação de professores,
alcançou o pretendido, integrando o renomado projeto “Caravana Poética”, da
cantora e contadora de histórias Ana Cistina, trabalho relevante e de grande
aceitação por onde passou e passa e, ainda, pelas empresas patrocinadoras, como
Coca-Cola, Grupo Votorantim, Usiminas, entre outras.
Como
parte integrante da Caravana, a oficina ganhou algumas adaptações e passou a se
chamar Transposição Poética, sendo realizada
em diversas cidades, como: Itanhandú, Patos de Minas, Varginha, Poços de
Caldas, Uberaba, Uberlândia, Pará de Minas, São Lourenço, Três Marias,
atingindo centenas de professores nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.
Como
cada profissional do projeto sempre teve a liberdade de desenvolver seu
trabalho de forma independente, a oficina Apreciação
Literária: A Arte em Palavras, Imagens e Sons foi realizada em Belo
Horizonte no ano de 2010 e parte dela em Padre Paraíso, no Norte de Minas, no
ano de 2011 sempre com resultados altamente positivos e segue, até hoje, com
seu objetivo de pensar a literatura como uma das artes mais encantadoras e
surpreendentes.
APRESENTAÇÃO
A oficina de APRECIAÇÃO LITERÁRIA – A ARTE EM PALAVRAS,
IMAGENS E SONS é um projeto de âmbito educacional e artístico em que
professores do ensino fundamental e médio entrarão em contato com o universo
literário que constitui parte integrante de nossa vida, arte e cultura e, por
assim dizer, da própria existência e condição humanas, recebendo subsídios que
os auxiliarão na prática com seus alunos, e ainda para todos aqueles que, de
alguma forma, amem a arte e se encontrem abertos para novas experiências.
É importante dizer que a oficina
completa ou até mesmo transcende o espaço escolar à medida que o que se
pretende é, antes de estudar a Literatura como história, ou seja, como um
conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época relacionando-os a
determinado momento histórico, pretende-se, isso sim, em aprender a Literatura
como arte, como uma transfiguração do real, como realidade criada através do
espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas com as
quais ela toma corpo e nova realidade.
No entanto, apesar da Literatura se
servir predominantemente da palavra para se expressar, o que a faz ser uma
dentre as várias formas de manifestação de arte, como o são a pintura, a arquitetura,
a música, a dança, a escultura, o teatro, essa oficina pretende, também,
mostrar que há entre a Literatura e essas demais expressões, pontos intrínsecos
e comuns mostrando que a arte pode revelar-se de múltiplas maneiras num mesmo
espaço de manifestação. Basta levarmos em conta que em cada conto lido, em cada
poesia apreciada, seja pela visão ou audição, em cada crônica ou lenda
descoberta, há uma imagem que a traduz e uma musicalidade que melhor a
representa.
Dito isso, é exatamente aqui que a
oficina pretende atuar, proporcionando aos participantes o contato com a arte
literária, retirando dela imagens e sons que traduzem a realidade vivida por
cada um, seja ela qual for, respeitando a experiência e a visão de mundo que as
cercam e mostrando que somos agentes ativos, construtores e transformadores dessa
mesma e própria realidade.
JUSTIFICATIVA
A realização dessa oficina estabelece uma gama de
importância no cenário artístico, cultural e educativo de nossas crianças e
alunos à medida que a Literatura aqui é vista como forma múltipla de
conhecimentos. Isso quer dizer que as crianças e adolescentes, como categoria
social, não podem ser vistas apenas como receptoras passivas das ideologias às
vezes impostas pelos adultos (pais, professores, escritores, etc.). Ao
contrário, essas crianças e jovens participam ativamente do contexto social,
artístico e cultural a partir do instante em que elas possuem vontades e
opiniões que, muitas vezes, diferenciam das nossas pré-estabelecidas. É aqui
que a educação passa a manifestar um papel de grande importância, pois, não
basta impor e sim compartilhar e aprimorar as visões de mundo que essas
crianças e adolescentes trazem através de seus próprios desejos.
Assim, a oficina apresenta diferentes maneiras para que o
professor trabalhe a Literatura, proporcionando uma interatividade entre ela e
outras artes, possibilitando alcançar um novo planejamento educacional
sinestésico, visual, auditivo e musical que desencadeia uma revolução na
aprendizagem e mostra como ela pode ser aplicada em sala de aula onde se espera
que os alunos pensem.
Assim e em síntese, essa oficina se justifica quando da
capacidade de olharmos a educação como uma lapidação, a arte como motivação e a
cultura como resultado e consequência formada pela união dessas duas instâncias
sociais.
OBJETIVO
Baseado no conceito do pedagogo e acadêmico americano
Howard Gardner, que instituiu seu estudo sobre as Inteligências Múltiplas, esta oficina tem como objetivo oferecer
subsídios que levem os participantes a valorizarem a Literatura como expressão
maior de arte e cultura, criando, estimulando e aprimorando o gosto pela
leitura através das múltiplas formas de interpretá-la que não somente a
palavra, sua maior expressão, mas, juntamente com ela, através das expressões
do corpo, de trabalhos manuais com argila e materiais reciclados e da percepção
musical por meio de vários instrumentos de percussão, através da leitura de poemas
e Contos de Fadas tendo, na Contação de Histórias, a forma de apresentação dos
trabalhos.
METAS
o
Valorizar a leitura como forma de arte e
entretenimento, como elemento que possibilita melhor conhecimento do homem e de
sua cultura, e como fator de ampliação da dimensão do mundo e da realidade;
o
Desenvolver diferentes formas de expressão
artística e interpretativa, a partir da leitura e análise de textos;
o
Apreciar manifestações literárias em verso e
prosa;
o
Desenvolver e estimular as qualidades e
capacidades pessoais de cada participante;
o
Estimular a espontaneidade através de atividades
de leitura e improvisação;
o
Desenvolver a percepção corporal e musical
através de atividades que conscientizem o aluno dessas suas possibilidades para
a interpretação de um texto;
o
Despertar a sensibilidade e o relacionamento com
o grupo e com a leitura através de atividades que despertem o imaginário
literário;
o
Apresentar trabalho final ou aula aberta para o
público (opcional).
CRONOGRAMA (ROTEIRO DE
ATIVIDADES)
O método de trabalho desta oficina consiste em buscar o
processo de ensino-aprendizagem sob uma ótica diferente, ou seja, busca não
apenas ensinar e sim em retirar ou aprimorar de forma harmoniosa o que os
alunos já possuem, estimulando-os a também buscarem novos referenciais. Assim,
o ensino toma novo vulto, pois parte não da ação e recepção, mas da
inter-relação de conhecimentos entre educador-aluno, aluno-educador e
aluno-aluno. Para isso, é proposto o seguinte cronograma:
I MÓDULO – VISÃO
PANORÂMICA
-
Dinâmica de reconhecimento
-
O que é Literatura?
-
A arte literária é diferente da história da
literatura?
-
Visões de classe.
II MÓDULO –
TRABALHANDO COM O CORPO E COM O TEXTO
-
Jogos dinâmicos
-
Aplicação de técnicas de relaxamento;
-
Exercícios de entrosamento, descontração e
criatividade;
-
Técnicas de concentração e observação;
-
Exercícios de expressividade e ritmo;
-
Técnicas de leitura dramática.
III MÓDULO –
TRABALHANDO COM AS IMAGENS
-
A Literatura como parte da cultura de um povo;
-
Crônicas, contos e lendas – imagens que fazemos
das histórias;
-
Como as imagens se exteriorizam a partir da
leitura.
IV MÓDULO –
TRABALHANDO COM OS SONS
-
A musicalidade poética;
-
A representação dos sons a partir da
sensibilidade e do entendimento da leitura.
APRESENTAÇÃO DE
TRABALHOS: Mostra de grupos.
INFRAESTRUTURA
-
Espaço amplo e ventilado, coberto e com
possibilidades de se escurecer;
-
Algumas cadeiras e mesas;
-
Aparelho de som;
-
Multimídia (Datashow)
v
Material
básico para o aluno
-
Folha de papel A4;
-
Cartolina;
-
Papel fantasia;
-
Papel craft
-
Canetinhas;
-
Lápis de cor ou de cera;
-
Tinta guache e pincéis;
-
Tesoura;
-
Cola;
-
Revistas;
-
Cabo de vassoura;
-
Roupas confortáveis para movimentos corporais.
ESPECIFICAÇÕES
PÚBLICO: Professores e demais interessados
Nº DE VAGAS: Ideal, 30 alunos por turma.
CARGA HORÁRIA: 20 horas.
INVESTIMENTO: Para orçamento favor entrar em contato pelo e-mail leandrobrsilva@hotmail.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário