Oficina

Oficina de capacitação
para professores

APRECIAÇÃO LITERÁRIA
A Arte em Palavras, Imagens e Sons.

 BREVE HISTÓRIA DA OFICINA


A oficina Apreciação Literária: A Arte em Palavras, Imagens e Sons começou a ser pensada ainda na faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG com o desejo de perceber a literatura em sua essência artística e transmutadora para, a partir daí, entendermos sua história. Passou-se um tempo de estudo e pesquisa até que em 2002, por motivo do grande encontro Arte/Educação na proposta inclusiva – Arte sem Barreiras, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, que reuniu vários professores de todo o Estado no hotel Grandrrall, em Belo Horizonte e também no SESC Venda Nova/MG, a oficina pode, finalmente, ser posta em prática. Como a carga horária foi de 70 horas muitas ideias e vivências foram experimentadas, o que auxiliava, cada vez mais, a formatação da oficina dentro do que era pretendido e de como é hoje.

Porém foi em 2007 que a oficina, sempre levada para a capacitação de professores, alcançou o pretendido, integrando o renomado projeto “Caravana Poética”, da cantora e contadora de histórias Ana Cistina, trabalho relevante e de grande aceitação por onde passou e passa e, ainda, pelas empresas patrocinadoras, como Coca-Cola, Grupo Votorantim, Usiminas, entre outras.

Como parte integrante da Caravana, a oficina ganhou algumas adaptações e passou a se chamar Transposição Poética, sendo realizada em diversas cidades, como: Itanhandú, Patos de Minas, Varginha, Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, Pará de Minas, São Lourenço, Três Marias, atingindo centenas de professores nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.

Como cada profissional do projeto sempre teve a liberdade de desenvolver seu trabalho de forma independente, a oficina Apreciação Literária: A Arte em Palavras, Imagens e Sons foi realizada em Belo Horizonte no ano de 2010 e parte dela em Padre Paraíso, no Norte de Minas, no ano de 2011 sempre com resultados altamente positivos e segue, até hoje, com seu objetivo de pensar a literatura como uma das artes mais encantadoras e surpreendentes.

APRESENTAÇÃO


A oficina de APRECIAÇÃO LITERÁRIA – A ARTE EM PALAVRAS, IMAGENS E SONS é um projeto de âmbito educacional e artístico em que professores do ensino fundamental e médio entrarão em contato com o universo literário que constitui parte integrante de nossa vida, arte e cultura e, por assim dizer, da própria existência e condição humanas, recebendo subsídios que os auxiliarão na prática com seus alunos, e ainda para todos aqueles que, de alguma forma, amem a arte e se encontrem abertos para novas experiências.
É importante dizer que a oficina completa ou até mesmo transcende o espaço escolar à medida que o que se pretende é, antes de estudar a Literatura como história, ou seja, como um conjunto de trabalhos literários dum país ou duma época relacionando-os a determinado momento histórico, pretende-se, isso sim, em aprender a Literatura como arte, como uma transfiguração do real, como realidade criada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas com as quais ela toma corpo e nova realidade.
No entanto, apesar da Literatura se servir predominantemente da palavra para se expressar, o que a faz ser uma dentre as várias formas de manifestação de arte, como o são a pintura, a arquitetura, a música, a dança, a escultura, o teatro, essa oficina pretende, também, mostrar que há entre a Literatura e essas demais expressões, pontos intrínsecos e comuns mostrando que a arte pode revelar-se de múltiplas maneiras num mesmo espaço de manifestação. Basta levarmos em conta que em cada conto lido, em cada poesia apreciada, seja pela visão ou audição, em cada crônica ou lenda descoberta, há uma imagem que a traduz e uma musicalidade que melhor a representa.
Dito isso, é exatamente aqui que a oficina pretende atuar, proporcionando aos participantes o contato com a arte literária, retirando dela imagens e sons que traduzem a realidade vivida por cada um, seja ela qual for, respeitando a experiência e a visão de mundo que as cercam e mostrando que somos agentes ativos, construtores e transformadores dessa mesma e própria realidade.


JUSTIFICATIVA


A realização dessa oficina estabelece uma gama de importância no cenário artístico, cultural e educativo de nossas crianças e alunos à medida que a Literatura aqui é vista como forma múltipla de conhecimentos. Isso quer dizer que as crianças e adolescentes, como categoria social, não podem ser vistas apenas como receptoras passivas das ideologias às vezes impostas pelos adultos (pais, professores, escritores, etc.). Ao contrário, essas crianças e jovens participam ativamente do contexto social, artístico e cultural a partir do instante em que elas possuem vontades e opiniões que, muitas vezes, diferenciam das nossas pré-estabelecidas. É aqui que a educação passa a manifestar um papel de grande importância, pois, não basta impor e sim compartilhar e aprimorar as visões de mundo que essas crianças e adolescentes trazem através de seus próprios desejos.
Assim, a oficina apresenta diferentes maneiras para que o professor trabalhe a Literatura, proporcionando uma interatividade entre ela e outras artes, possibilitando alcançar um novo planejamento educacional sinestésico, visual, auditivo e musical que desencadeia uma revolução na aprendizagem e mostra como ela pode ser aplicada em sala de aula onde se espera que os alunos pensem.
Assim e em síntese, essa oficina se justifica quando da capacidade de olharmos a educação como uma lapidação, a arte como motivação e a cultura como resultado e consequência formada pela união dessas duas instâncias sociais.


OBJETIVO


Baseado no conceito do pedagogo e acadêmico americano Howard Gardner, que instituiu seu estudo sobre as Inteligências Múltiplas, esta oficina tem como objetivo oferecer subsídios que levem os participantes a valorizarem a Literatura como expressão maior de arte e cultura, criando, estimulando e aprimorando o gosto pela leitura através das múltiplas formas de interpretá-la que não somente a palavra, sua maior expressão, mas, juntamente com ela, através das expressões do corpo, de trabalhos manuais com argila e materiais reciclados e da percepção musical por meio de vários instrumentos de percussão, através da leitura de poemas e Contos de Fadas tendo, na Contação de Histórias, a forma de apresentação dos trabalhos.


METAS

o   Valorizar a leitura como forma de arte e entretenimento, como elemento que possibilita melhor conhecimento do homem e de sua cultura, e como fator de ampliação da dimensão do mundo e da realidade;

o   Desenvolver diferentes formas de expressão artística e interpretativa, a partir da leitura e análise de textos;

o   Apreciar manifestações literárias em verso e prosa;

o   Desenvolver e estimular as qualidades e capacidades pessoais de cada participante;

o   Estimular a espontaneidade através de atividades de leitura e improvisação;

o   Desenvolver a percepção corporal e musical através de atividades que conscientizem o aluno dessas suas possibilidades para a interpretação de um texto;

o   Despertar a sensibilidade e o relacionamento com o grupo e com a leitura através de atividades que despertem o imaginário literário;

o   Apresentar trabalho final ou aula aberta para o público (opcional).


CRONOGRAMA (ROTEIRO DE ATIVIDADES)

O método de trabalho desta oficina consiste em buscar o processo de ensino-aprendizagem sob uma ótica diferente, ou seja, busca não apenas ensinar e sim em retirar ou aprimorar de forma harmoniosa o que os alunos já possuem, estimulando-os a também buscarem novos referenciais. Assim, o ensino toma novo vulto, pois parte não da ação e recepção, mas da inter-relação de conhecimentos entre educador-aluno, aluno-educador e aluno-aluno. Para isso, é proposto o seguinte cronograma:


I MÓDULO – VISÃO PANORÂMICA
-          Dinâmica de reconhecimento
-          O que é Literatura?
-          A arte literária é diferente da história da literatura?
-          Visões de classe.

II MÓDULO – TRABALHANDO COM O CORPO E COM O TEXTO
-          Jogos dinâmicos
-          Aplicação de técnicas de relaxamento;
-          Exercícios de entrosamento, descontração e criatividade;
-          Técnicas de concentração e observação;
-          Exercícios de expressividade e ritmo;
-          Técnicas de leitura dramática.

III MÓDULO – TRABALHANDO COM AS IMAGENS
-          A Literatura como parte da cultura de um povo;
-          Crônicas, contos e lendas – imagens que fazemos das histórias;
-          Como as imagens se exteriorizam a partir da leitura.


IV MÓDULO – TRABALHANDO COM OS SONS
-          A musicalidade poética;
-          A representação dos sons a partir da sensibilidade e do entendimento da leitura.



APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS: Mostra de grupos.

INFRAESTRUTURA
-          Espaço amplo e ventilado, coberto e com possibilidades de se escurecer;
-          Algumas cadeiras e mesas;
-          Aparelho de som;
-          Multimídia (Datashow)


v  Material básico para o aluno
-          Folha de papel A4;
-          Cartolina;
-          Papel fantasia;
-          Papel craft
-          Canetinhas;
-          Lápis de cor ou de cera;
-          Tinta guache e pincéis;
-          Tesoura;
-          Cola;
-          Revistas;
-          Cabo de vassoura;
-          Roupas confortáveis para movimentos corporais.

ESPECIFICAÇÕES

PÚBLICO: Professores e demais interessados

Nº DE VAGAS: Ideal, 30 alunos por turma.

CARGA HORÁRIA: 20 horas.

INVESTIMENTO: Para orçamento favor entrar em contato pelo e-mail leandrobrsilva@hotmail.com.

FACILITADOR: Leandro Bertoldo Da Silva – Licenciado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, ator, contador de histórias e Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni.

 



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