quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Entrelinhas - Em que planeta você vive?



Sexta-feira. Os carros avançam os sinais na hora da Ave-Maria. Na verdade, as horas todas foram tensas, de uma tensão de espera. É hoje o grande dia! Multidões se deslocam de um lado para o outro e ninguém se olha; ninguém se percebe nas ruas, nos ônibus lotados, nos sinais fechados. Esbarrão.
            _ Ôh, seu moço, desculpe! Eu...
            _ Seu filho da...
Fui percebido, afinal! Melhor não ter sido... Por que tudo isso? Para que tanta correria? Seja como for, sinto que estou a descobrir o que move e o que moveu, neste dia, a vida de tantos Joões e de tantas Marias. Chego a minha casa e não me dou conta de nada. Em que planeta eu vivo? Vivem me perguntando isso... A Renata! Sempre tão bem informada... Pego o telefone.
            _ Alô, Renata! Como vai? Você...
            _ Agora?! Dá para ligar depois? Hoje é o grande dia!
            _ Mas é isso mesmo que eu quero saber! Dia do que?
            _ Dia do que?! Em que planeta você vive? Ligue a televisão, rápido! Não vai querer perder o último capítulo da novela, vai? Depois a gente se fala, thau! Tu... tu... tu...
Desligo o telefone. Absorto em meus pensamentos e num misto de tristeza e alegria por afinal saber a resposta, vou até o grande quadrado de sonhos e desejos e, ao invés de liga-lo, desconecto o cabo da tomada na garantia de continuar no meu planeta... Thau, Renata.

2 comentários:

  1. Infelizmente, é esta a sociedade em que vivemos....já não se conversa frente a frente....não se fazem convívios como outrora...tudo sempre aflito a correr para as tecnologias....fazem falta....mas é necessário sabê-las usar...faltou a sensibilizou para os mesmos....O prolema é que os educadores são um péssimo paradigma para seus educando em prol do comodismo....os filhos já não jogam à bola nem vão para a rua socializarem...ficam em frente ao computador a conversar e jogar....é o que temos com tendência a agravar.....

    ResponderExcluir